segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Jornal Nacional lança mentiras sobre Cuba


Não sei como ainda me surpreendo, mas no Brasil o que os grandes meios de comunicação chamam de Liberdade de Expressão é na verdade Liberdade para Mentir.

A mais recente é a série de mentiras que tentam lançar sobre esta pequena ilha do Caribe, mas que tanto incomoda.

Travestidos de suposto jornalismo, escolhem uma pessoa de acordo com a conveniência da linha editorial do Globo e lançam suas palavras para todo o Brasil como verdades absolutas.

Ora essa, gostaria muito que eles explicassem como Cuba possui hoje a menor taxa de mortalidade infantil do mundo ou como foi declarado o único país do mundo sem desnutrição infantil se verdade fosse a declaração da mulher entrevistada afirmando que as pessoas apenas são atendidas se levarem "presentes" para os profissionais de saúde?

Como se não bastasse, a reportagem tenta dar um carater científico trazendo dados informados pela Universidade de Miami, nos EUA. Só pode ser piada.

Enfim... O lado bom é que esta reportagem motiva a lançar logo os relatos da vivência lá na Ilha.
Enquanto isso, da turma que foi, já há grandes relatos:

Lições cubanas para a saúde do povo brasileiro

 E vários outros relatos no blog do povo baiano: baianosnaluta.blogspot.com



 Assine o Feed do Propalando para nos acompanhar.

10 comentários:

  1. O regime cubano já era, dinossauro político. o comunismo está morto, é só mais um cadaver insepulto!

    ResponderExcluir
  2. Então as pessoas devem aceitar abrir mão da liberdade de crítica em nome do fim da desnutrição infantil? É assim que o comunismo funciona? "Troque sua liberdade de expressão e liberdade política por índices de desenvolvimento humano acima da média."
    É muita pobreza de espírito pensar dessa maneira.
    Triste regime totalitário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Marco Laurentino....deve ser muito bom mesmo....vc poder ir na rua e gritar ...e falar mal do governo...mesmo que isso não mude nada... prefiro me calar... e saber que nenhuma criança é subnutrida... nenhuma criança dorme nas ruas... nenhuma criança está fora da escola...pois assim ...vou poder dormir tranquilo...sabendo que essas crianças amanhã...serão cidadãs. Eu prefiro.... n]ao sou chegado a hipocresia.

      Excluir
    2. É Marco Laurentino....deve ser muito bom mesmo....vc poder ir na rua e gritar ...e falar mal do governo...mesmo que isso não mude nada... prefiro me calar... e saber que nenhuma criança é subnutrida... nenhuma criança dorme nas ruas... nenhuma criança está fora da escola...pois assim ...vou poder dormir tranquilo...sabendo que essas crianças amanhã...serão cidadãs. Eu prefiro.... n]ao sou chegado a hipocresia.

      Excluir
  3. Péssima reportagem do JN... Horrível!!! Tendenciosa... Sacana... Por que não citaram então os 50 anos que Cuba vive sob um Embargo Econômico feroz, imposto pelos EUA????

    ResponderExcluir
  4. Quem já foi a Cuba e conversou com cubanos sabe a verdadeira realidade. Eles reconhecem sim o que eles tem de bom, como a medicina. E lá a policia funciona, não é como no Brasil esse bando de vagabundo com um monte de bolsa pra não fazer nada!!!!

    ResponderExcluir
  5. Marco Laurentino, você já foi a Cuba?

    Pois posso afirmar que convivi com um povo bastante crítico sim. Pois sabe que pode estar muito melhor.

    lilian, apesar de não concordar com a parte final do seu comentário, acho que você acerta ao citar conversa com cubanos. Isso é definidor. É um povo sofrido e com dificuldades, mas conscientes de seu papel no mundo e do quão importante a revolução foi e é para o seu povo.

    ResponderExcluir
  6. Estive em Cuba no Ano Novo de 2010/2011 e viajei por quase todo o território cubano (de bike e de ônibus) a partir de Santiago de Cuba, presenciei um povo sofrido sim, como no Brasil, na Bolívia, Chile...
    Não vi ninguém passando fome apesar de os alimentos serem racionados através do que eles chamam de tarjetas (cartão de controle do governo), tudo é estatal, se não fosse assim não seria socialista. Não existe crianças nas ruas pedindo dinheiro, elas ficam na escola, a universidade esta ao alcance de todos e com qualidade, não existe mendigo, não existe apelo ao consumismo que temos aqui, La não é necessário ter 3 televisões em cada casa, não existe problemas com drogas, não tem transito, as praias são limpas, as pessoas são solidarias na essência, são alegres, felizes e cultos, eles tem orgulho da revolução sim e muito.
    Existe problemas sim, mas nada comparados com grandes países capitalistas que nos cercam e como o nosso.
    Quem quiser visualizar de como o pais é lindo, podem acessar minha página no facebook.
    http://facebook.com/​ezequiel.ruizpulcinel​li

    ResponderExcluir
  7. Para mais esclarecimentos, outro blog interessante sobre o assunto
    http://gilsonsampaio.blogspot.com/2011/12/cuba-datos-sin-lupa-o-jornal-nacional.html
    http://blogdotarso.com/2011/12/27/cuba-no-jornal-nacional-da-rede-globo-de-televisao/

    ResponderExcluir
  8. Ezequiel...Muito bom ter alguem que tire a mascara da Globo, mas gostaria de aproveitar a oportunidade para lhe pedir umas dicas, pois aérea pretendo ir a Cuba e março de 2013, gostaria de saber sobre empresa mais barata...onde ficar...onde comer...etc.... Muito Obrigado...e parabens.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails