sábado, 5 de março de 2011

Maior Bloco de Carnaval do Mundo

Cada vez tenho deixado mais de lado as disputas regionais. Acho que passou-se o tempo de ficar alimentando, por exemplo, as disputas entre Pernambuco e Bahia. É uma pauta que não avança em nada em nossas necessidades como povo brasileiro, mas enfim...

Assim como é importante fortalecer o movimento de resistência contra a imposição da cultura dos EUA (critiquei apenas a IMPOSIÇÃO, viu?), é preciso também ter um bom cuidado com relação às diferenças regionais do Brasil. Tal questão ganha força, inclusive, quando se tratam de modelos diferentes de manifestação da cultura popular, como vemos no carnaval, por exemplo.

É inegável a força que tem ganho o modelo de carnaval popular que ocorre, e sempre ocorreu, em Pernambuco. Mas sei que o modelo não é exclusivo. Assim como o samba não é carioca e nem baiano, como diz a música do Mundo Livre SA, o carnaval de rua não é de Pernambuco. Mas aqui ele é de forma hegemônica e não há quem possa refutar. 

Um fenômeno interessante que tem rolado é que este tipo de carnaval parece que tem ganho força no Rio de Janeiro. Uma festa que não nega as outras, mas que acontece na rua. Esta é a minha impressão. Inclusive não deve demorar para querer conhecer de perto esta realidade.

Mas o que não dá pra aceitar é ver a Globo dando a entender, por reiteradas vezes, que no bloco do Cordão da Bola Preta, no Rio de Janeiro, haviam mais pessoas que no Galo da Madrugada. Ora essa, não teria problema se assim o fosse. Aliás, não vejo nem vantagem em ter tanta gente assim no mesmo lugar. Porém precisamos trabalhar com fatos e com a realidade. Só pra se ter uma idéia dos números:

Cordão da Bola Preta - 4 trios elétricos e 240 policiais.
Galo da Madrugada - 26 trios elétricos e 4.740 policiais e bombeiros.

A diferença é gritante. Se fosse como nos espaços da UNE em que participei como estudante, não haveria nem contagem de crachá. Haveria definição por contraste. :P

Mas deixa ir lá que só queria chamar atenção para o fato de que nem no carnaval devemos baixar a guarda da resistência contra esta grande mídia aí que, como sempre repito, presta um grande desserviço ao nosso país.

 Assine o Feed do Propalando para nos acompanhar.

20 comentários:

  1. aff so querem defender esse rio de janeiro não tem nem logica dizer q o cordão da bola preta tem mais gente do q o galo da madrugada além de mais pessoas e de mais trio dizem ainda na maior cara de pau q la no rio tem mais pesssoas? sem duvida o galo ganha em tudo. festa de verdade é do povo pernmabucano la sim a cultura do carnaval é a maior e melhor do mundoo!!! Não é atoa q no guines book o livro dos recordes tem como o maior bloco do mundo o galo da madrugada.la sim tem frevo,caboclinho,maracatú,os bonecos de olinda e o deslife de máscaras além disso tudo tem muitas outras animações.defendo aki por motivos por ser a terra linda e maravilhosa pq aki ta em primeiro lugar. esse tipo de gente q fala do rio são gente incopetente!!!!!!recife/olinda é o melhorrr!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, que comentário mais sem noção. Em que planeta você vive, Patrícia? É evidente que o carnaval do Rio junta um volume maior de foliões que o de Recife, o Rio tem uma população muito maior, recebe muito mais turistas e, além de ter mais visibiidade e poder de atração que Recife, é muito mais tradicional no carnaval, é onde começou o carnaval brasileiro.

      O Bola Preta é o bloco mais antigo do país e, agora, também o maior de todos os blocos. Mas isso já era previsível, considerando que o carnaval de rua do Rio voltou a crescer que o carnaval carioca é o epicentro do carnaval mundial. Todo o mundo volta os olhos ao Rio nessa época. Não tem como nem por que comparar com a minúscula Recife. Ah, e só para constar, a folia no Rio é melhor também, por dois motivos:

      Primeiro, existem mais blocos e maior diversidade de ritmos. Recife se divulga com a marca de "carnaval multicultural" mas só se vê ritmos regionais por lá. Já no Rio, tem bloco de marchinha, samba, FREVO, rock, até de bossa nova... tem de tudo.

      E em segundo, porque no Rio a festa é mais livre e espontânea. As pessoas se fantasiam mais, as pessoas brincam mais.

      Excluir
    2. BOA.... PERNAMBUCO DE MERDA

      Excluir
  2. Acho tão engraçado vcs comentarem sem terem visto de perto.
    Primeiro, dizer que um carnaval é melhor do que o outro é relativo, pois como sabemos, gosto é uma coisa totalmente subjetiva.
    Segundo, o desfie do Galo é feito por várias ruas e vielas ( parece que este ano cortaram as ruas pequenas, não foi?); já o desfile do Bola Preta é basicamente na avenida rio branco e adjacências, portanto não precisa de tantos policiais, pois fica mais fácil controlar. Sem contar o fato de que acontecem algumas briguinhas isoladas, mas imediatamente a música e o desfile param e o povo todo vaia quem está brigando. Com isso,tudo volta ao normal rapidamente. Não há grandes tumultos. O desfile do Bola Preta é famoso por reunir famílias, ou seja, pessoas que vão lá para se divertir. E TEM MAIS UM FATOR: RECIFE está em segundo lugar no ranking das CAPITAIS MAIS VIOLENTAS DO PAÍS, o Rio está em vigésimo. É lógico que tem que haver mais policiamento aí!


    TERCEIRO, No Rio não há muita tradição de trios elétricos. O povo não só não está acostumado, como não sente necessidade nem falta deles, porque gosta de cantar as músicas.Geralmente, os blocos no RIO SÃO ASSIM: Uma banda puxa a música e a multidão trata de propagar o som. Entenderam?
    Agora que estão começando com esse negócio de trio elétrico, também. Vamos ver se pega. Eu não gosto.
    E preparem-se, porque com as obras de revitalização do porto, será aberto um imenso espaço onde nos carnavais futuros poderão ser feitos grandes desfiles de blocos.
    Já ouvi dizer que tão penando té em criar imensos circuitos.
    E por último, parem com essa mania de que tudo é a globo que inventa. QUE MANIA DE CONSPIRAÇÃO. CACETE!
    Gente, vcs precisam ver que a região metropolitana do Rio tem quase 13 milhões de pessoas. É gente pra cacete, fora os quase hum milhão de turistas que invadem a cidade no carnaval. Portanto, não é nenhum absurdo esses números que estão sendo apresentados.
    e já está na internet a notícia de que os dirigentes do BOLA PRETA irão apresentar os números do desfile ao Guiness Book e, certamente, o BOLA PRETA passará a constar como o maior bloco de rua do mundo, já em 2011.
    SAUDAÇÕES!

    LEIAM ESTA MATÉRIA QUE VCS VÃO CAIR NA REAL:

    http://www.sidneyrezende.com/noticia/123749

    ResponderExcluir
  3. Com + de 2 milhões de pessoas e apenas 4 ou 5 trios, este Bloco deve ter sido chato... Ainda bem que estive em um Bloco, minúsculo, mais cheio de música e cor: 26 trios + freviocas + orquestras... O Galo da Madrugada! o//

    ResponderExcluir
  4. hahahahahah...!

    E, Ari, deixa os eleitores de Serra confirmarem a verdade da "Grôbo"! :P

    ResponderExcluir
  5. Coitada dessa moça chamada Patrícia, tadinha fiqeui até com dó, sabia? Parece ser uma pessoa simples, sem muita instrução. A pobrezinha nem sabe que no Rio existe, sim, muito mais pessoas do qeu em Recife. ( 4 VEZES +, PARA SER EXATO) Tadinha, com ela nem vou discutir!

    Já a Luciana, bem, esta tenta ser espertinha, usando de ironia. Pois então, devolvo a ironia: Pois, queirda, foi chato mesmo. Tão chato que num dia de chuva, onde o melhor seria ficar em casa descansando, vendo tv, 2 milhões de pessoas preferiram ir bricar no bloco. OSRTE A DE VCS QUE ESTAVA CHOVENDO, NÃO ACHA? SENÃO ERA CAPAZ DE SEREM DOIS MILHÕES E MEIO OU ATÉ TRÊS MILHÕES!.............QUERIDOS, OS NÚMEROS SÃO OFICIAIS, NÃO TEM COMO NEGAR. CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS.....E TEM OUTRA COISA, EU PROCUREI NO GUINES E NÃO ENCONTREI CITAÇÃO ALGUMA SOBRE O GALO...Aliás, quando se digita a palavra CARNAVAL no GUINESS, o que aparece são várias pa´ginas falando do Rio de Janeiro, como tendo O MAIOR CARNAVAL DO PLANETA...DUVIDAM? ENTÃO VÃO LÁ CONFERIR....http://www.guinnessworldrecords.com/br/

    ResponderExcluir
  6. Luiz felipe, vai arrumar uma lavagem de roupa!

    O post não discute que o Bola Preta pode vir ou não a ser o maior bloco da galáxia, ou o que quer que seja. Só discute a informação passada pela Globo, perniciosa e falseada. O Galo este ano não desfilou por viela nenhuma, e A Av Guararapes que ficou tomada pelo Galo tem dimensões iguais ou maiores que a Rio Branco do Rj.

    A questão de fundo aqui não é RJ X PE, ou quem tem mais gente. É lógico que o Rio é mais populoso. O que é colocado aqui é como a grande mídia retrata o País a partir do próprio umbigo, ou seja, acha que tudo no Brasil tem que ser um retrato fiel do RJ ou SP.

    E pra fechar, que bom que o Carnaval de Rua e popular tem sido retomado no Rio. Vamos ver se esta manifestação de cultura popular tenta se livrar do espetáculo midiático/milionário que a amarra no Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, larga dessa paranoia com a Globo. A notícia saiu em vários veículos de comunicação. As imagens do bloco, há aos montes no flickr para confirmar a multidão. Mas de qualquer forma, acho que só a lógica humana já serviria para aceitar que o Bola Preta é o maior. Mais população + carnaval com mais turistas + carnaval com mais mídia = Carnaval Carioca, o maior do mundo. É questão de lógica.

      Excluir
  7. Thiago, vc está certíssimo quando alerta para esse lance de transformarem o carnaval popular do Rio em algo comercial. É verdade, eu tb to achando que depois de 2011, essa gente que só vê dinheiro pela frente vai querer começar querer transformar o carnaval de rua do rio em espetáculo também, como fizeram com o da Bahia.Tão dizendo que têm quase três milhões de foliões brincando nas ruas da cidade!...Já viu, né? É muita gente, é lógico que vão querer explorar todo este potencial!Aliás, já até deram o primeiro passo para isto: Este ano já teve o primeiro camarote na Rio Branco, durante o desfile do Bola Preta, onde vc tinha que pagar para assistir e encheram de artistas. EU SOU TOTALMENTE CONTRA ISTO.
    Pra mim, o que faz do carnaval do Rio e o de Recife serem os melhores do Brasil é justamente a liberdade que o povo tem para brincar. Tanto aqui quanto aí em Pernambuco as pessoas se fantasiam para brincar junto com seus amigos e familiares, não é como o baiano onde só rola aquela porcaria de axé, ninguém se fantasia e vc ainda tem que pagar para brincar!
    Pra mim, carnaval é samba e frevo! SÓ!
    Sabe, THIAGO, eu vejo os baianos tirando muita onda com os pernambucanos, por causa do carnaval. Eles se acham. Agem como se o carnaval baiano fosse o melhor e o mais famoso do mundo. NÃO É!...Se vc se der ao trabalho de pesquisar na internet, o carnaval da Bahia sequer é citado nas listas dos carnavais mais famosos do mundo. VC pode percorrer todos os sites estrangeiros: jornais, agências de tuirsmo, redes sociais e etc...nunca o carnaval de Salvador é mencionado, em contrapartida, o do RIO é sempre citado como o maio de todos. Eu sei que isto é por causa das escolas de samba, que é porque a cidade é famosoa e conhecida no mundo inteiro. EU SEI DISTO. Mas o que eu quero dizer é que eu fico tiririca quando vejo os soteropolitanos tirando essa onda com o pessoal de Recife!
    Se depender de mim, eu iria DEZ vezes ao carnava de Recife ( como retendo ir) e não iria UMA UNICA VEZ ao de Salvador!
    O Brasil tem muitos outros carnavais melhores que os de Salvador, como os de interior de Minas Gerais, por exemplo!
    Ah, e os baianos são tão bobos, que ficam dizendo que o carnaval deles é tão bom qu eos "famosos" vão todos para lá!...kkkk.... NA BOA, com tudo pago, toda a mordomia e recebendo cachê, ATÉ EU, MY FRIEND!
    Não fosse IVETE ( a quem amo de paixão), o carnaval de lá não seria o que é!
    E se eles tem os "famosos" nacionais lá, durante o carnaval, nós, aqui no Rio, temos o ano inteiro. E DURANTE O CARNAVAL, RECEBEMOS OS ARTISTAS RELAMENTE FAMOSOS, COMO OS ATORES DE HOLLYWOOD!

    Thiago, desculpe, este desabafo, mas eu só ia responder seu comentário e acabei me empolgando!..rss
    Posso fazer só uma correção no seu comentário?
    eu não sei se vc conhece o Rio, mas se conhece vai poder se localizar. Bem, o desfile do BOLA PRETA não ocupa só a Rio Branco, não , amigo. Ele toma todas as adjacências: Uruguaiana, Senador Dantas, Larago do Passeio, Praça da Cinelãndia e todas as ruas em torno!..Só par vc se posicionar, vlw?
    Abção!

    PS: THIAGO, se me permite, vou sugeir a vc assistir a um vídeo de menos de 2 min. da TV RTP de PORTUGAL. Só para vc ver como o carnaval de rua do Rio e de Recife tem muito incomum:

    http://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?t=Milhoes-de-folioes-chegam-ao-Rio-de-Janeiro-para-o-Carnaval.rtp&headline=20&visual=9&article=422010&tm=7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, o Bola Preta é "O" evento do carnaval de rua mundial. A região da Cinelândia fica completamente tomada.

      Excluir
  8. Ah, Thiago....kkkk...só agora vi que vc me mandou arranjar um lavagem de roupa...rsss...precisa, não, "fio"...aqui todo mundo tem máquina de lavar..rsss...em breve vão lançar aí tb..rsss.

    Brincadeirinha!...Leva na esportiva as coisas, fera, é carnaval e todos nós somos brasileiros!...
    Saudações cariocas a todos!

    ResponderExcluir
  9. Engraçado não é a comparação em si... Que, sinceramente, é um tanto quanto bizarra!! Afinal de contas, foda-se o maior ou menor! Já se foi o tempo onde achar que ter mais gente é vantagem...

    O que eu discuto é cultura de carnaval. Tive, e continuo tendo, a felicidade de trazer pessoas que conheci pelo mundo, pra conhecer o carnaval daqui. Nos últimos anos, sempre tive alguém pra apresentar o carnaval, sejam gringos, sejam brasileiros de qualquer lugar que seja... E é uma unica coisa que peço.
    VIVAM O CARNAVAL!!

    Não adianta...não tem como explicar.. não tem como mostrar... SINTA!

    Independente de qualquer richa regional, que, como Ari afirma, atrapalha mais que ajuda, o fato é que o povo pernambucano não brinca carnaval. VIVE carnaval!
    O bola preta é interessante??
    CLARO que é!!
    É bom ele ser renovado?
    Claro que é!!
    Mas aqui, o carnaval perpassa o Galo, é mais que Bezerros ou que Olinda..
    O carnaval aqui é sentido e esperado dia após dia!!
    Conheço algumas pessoas que são capazes de dizer, em qualquer dia do ano, quantos dias faltam pro carnaval.

    E mais, Luiz, nunca esqueça de uma coisa importantíssima..(sem querer entrar na disputa, e sim como um dado a mais)... No Rio, que conheço bem, o carnaval se resume a pouquíssimos espaços. A maioria das pessoas terminam indo pra alguma praia ou viajando, e quem fica no Rio, escolhe em pagar pra desfilar ou sair em alguma das cordas. Aqui é BEM DIFERENTE! Uma zona metropolitana com 4 milhões de pessoas, onde 2 milhões estão seguindo um único bloco, é algo absurdamente relevante. E mais... Lembre-se que CADA INTERIOR DAQUI, tem seu carnaval específico e lotado. Lembre-se que o galo divide o carnaval com Olinda também (diferente dai, as coisas acontecem ao mesmo tempo aqui). Lembre-se que, só na capital pernambucana, o carnaval daqui conta com mais pólos do que o rio de janeiro inteiro.


    Uma coisa é vocÊ ter UMA festa popular e gratuita, em uma cidade com 13mi. Outra é você ter incontáveis festas populares numa cidade com 4mi de população, e ainda assim ter 2mi numa única festa.

    No mais...

    Vamo curtir e deixar essa disputa besta pra quem não tem o que fazer.

    ResponderExcluir
  10. Ari, olha que teu post deu o que falar, né?!? rsrsrs

    Certas coisas, não se discutem. Outras, precisam ser discutidas. E, entre as que precisam ser discutidas, está o impacto da mídia, das empresas, enfim, do capital, na maior festa de cultura popular do Brasil. Independente de ser Rio, Salvador ou Recife, todos nós, se amantes da cultura e do carnaval (não da putaria pela putaria...), temos sentido (e ressentido) isto em nossos carnavais. Vide programações, patrocínios, camarotes, coberturas e etc. O interesse econômico tentando soterrar a manifestação mais livre do povo...
    Particularmente, acredito que, para além da discussão de maior ou melhor bloco, está a questão do protagonismo (ou não) do povo no carnaval de rua.
    Torço pela vitória do carnaval de rua em todos os cantos do Brasil - para além dos nossos 4 cantos...!
    Infelizmente, os primeiros comentários deste moço, carioca praticante, foram desrespeitosos. Depois, ele afirma que virá conhecer o carnaval de Recife. Que seja bem-vindo, então. Mas aprenda que, aqui, como no Rio, há Sociedade, com fenômenos interpretações... e gente!
    O preconceito linguístico, cultural (será machismo?!?), presente nos comentários ao que dissemos eu, Luciana, e Patrícia é algo que deve ser superado.
    Espero que o companheiro viva uma boa ressocialização em solo pernambucano...
    E viva o Brasil!

    ResponderExcluir
  11. Ruy de Deus,
    acho muito bonito que o povo de Recife viva com toda essa expectativa em torno do carnaval e tudo mais , só que o carioca não fica muito atrás, não,viu, brow?
    Tanto isto é verdade, que as quadras das escolas de samba ficam lotadas todos os finais de semana. Aqui no Rio, começa-se a projetar o carnaval do ano seguinte, já na quarta-feira de cinzas. Tanto os carnavalescos, quanto as autoridades.
    Haja vista, que o nosso prefeito já deu várias entrevistas, adiantando algumas medidas que pretende tomar, ano que vem.
    Uma delas é proibir, terminantemente, qualquer bloco de desfilar tocando AXÉ. Isto é para proteger a cultura do carnaval carioca...O bloco que desrespeitar será proibido de desfilar no ano seguinte. E ele é foda, proibe mesmo!
    Outra coisa que ele disse que não vai permitir: A COMERCIALIZAÇÃO do carnaval de rua do Rio. Nada de criar circuitos específicos para os blocos desfilarem e nada de tentar vender abadá. ISTO ESTÁ FORA DE COGITAÇÃO, segundo nosso prefeito, Eduardo Paes!
    Eu concordo com ele. Os blocos de rua do RIO são totalmente gratuitos, familiares, onde as pessoas vão para brincar espontaneamente. Cobrar ou COLOCAR CORDAS, como você disse, NÃO EXISTE NO CARNAVAL DO RIO....( NÃO SEI DE ONDE VC TIROU ESTA IDEIA, RUY, SINCERAMENTE)

    Ruy, vc disse que conhece o RIo, mas eu penso que nunca esteve aqui no carnaval ( pelo menos nos últimos anos) ...TÔ certo?
    Diogo isto, porque se tivesse vindo, saberI A que os blocos de carnaval do Rio se espalham por TODA a cidade.TODA!
    Existem pontos cegos, lógico, numa cidade imensa como o Rio ,não tem como ocupar toda ela mesmo; porém, se a dividirmos por regiões, teremos vários pontos de concentração espalhados de norte a sul, leste oeste da cidade!

    ResponderExcluir
  12. CONTINUANDO, RUY:

    Este ano, a prefeitura está divulgando que 4 milhões de pessoas brincaram no carnaval do Rio ( está em vários sites oficiais)...Isto é como se toda a população da região metropolitana de Recife tivesse vindo brincar o carnaval no RiO...É lógico, tivemos o reforço de hum milhão de turistas...E a tendência é crescer mais ainda. Pois novos hotéis estão sendo construídos, por causa da copa e da olimpíadas e ai poderemos receber mais turistas, ainda!
    E é o que vai acontecer. Vc acha o quê? Depois de toda essa divulgação que o carnaval do Rio teve, este ano, com toda a mídia internacional mostrando os números da festa e, mais ainda, da divulgação de que os turistas estrangeiros saíram elogiando a segurança e o povo do Rio, vc isto não vai se converter em mais gente querendo vir passar o carnaval aqui? É claro que sim! Sem cotar que ainda teremos um filme de animação de Hollywood com o nome do Rio onde as belezas da cidade serão mostradas, inclusive o desfile das escolas de samba....Se acontecer o mesmo que aconteceu quando fizeram o filme MADAGASCAR, quando o fluxo de turismo lá teve uma verdadeira explosão, é bom a gente se preparar para recusar turistas.
    E ISSO NÃO É BOM SÓ PARA O RIO, NÃO!...Quanto mais turistas vierem visitar a cidade, melhor pro restante do Brasil, porque muitos acabam dando uma esticada em outros estados!
    UFA.....rsssss....cansei........Abçs!

    Para terminar, Ruy, só mais uma cosia que esqueci de dizer. Amigo, o carnaval aqui no Rio não acontece só na capital, não fera...rss...Eu até entendo que o restante do Brasil pense assim, porque a mídia não mostar, mas tem carnaval em vários pontos do estado....Tem desfile de escolas de samba em várias cidades do interior, blocos de rua e tudo mais que há na capital...Só não é divulgado...Só para vc ter ideia, Búzios, Cabo Frio, Saquarema, Iguaba, Angra dos Reis, Campos e outros m ais ficam lotados....Só na região dos lagos, quase três milhões de pessoas vão passar o carnaval...CABO FRIO fica lotada.Tem hora que vc não consegue entrar de carro na cidade, que é de porte médio, bem desenvolvida, mas que bota gente pelo ladrão. Este ano CABO FRIO recebeu hum milhão de turistas, tb...Bem, eu só fico colocando estes números, porque só para mudar a ideia errada que as pessoas do Brasil tem do Rio. Elas acham que carnaval é só escola de samba e não tem mais nada....Os BAIANOS não entendem como a mídia pode dizer que o carnaval do Rio é maior se a cidade deles fica lotada...É simples, o carnaval deles parece mais agitado, tem mais muvuca, porque fica quase todo concentrado nos circuitos, o nosso é por toda a cidade. E se Salvador recebeu 500 mil turista, sendo 5% de estrangeiros ( que dá 25 mil estrangeiros), o Rio recebeu HUM MILHÃO, sendo 40% ESTRANGEIROS ( o que dá 400 mil estrangeiros), OU SEJA, O RIO RECEBEU 16 VEZES MAIS TURISTAS ESTRANGEIROS DO QUE SALVADOR!!..PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA?...ABÇS!....FUIIIIIIII!

    ResponderExcluir
  13. Ruy, como recompensa por ter te enchidoo saco e por ter percebido que vc é apaixonado por carnaval, convido vc e todos que acessarem este site, a dar uma olhadinha neste vídeo de 2 MINUTINHOS, onde pode-se ver o carnaval de 1955, comemorado em toda sua pompa, com a presença de Getúlio Vargas, quando o Rio ainda era capital do Brasil e era chamada de Paris dos Trópicos e tudo o mais...É IMPERDÍVEL!...VALE À PENA VER!....UM DOCUMENTO HIS´TORICO!..Foi feito pel a WANER BORS. PICTURES...DIVIRTAM-SE:

    http://www.youtube.com/watch?v=Xmmel1WrXXE&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  14. Gente, resumindo: não adianta tentar competir. Não tem pra Pernambuco, pra Bahia, nem pra New Orleans. Quem reina no carnaval mundia é a CIDADE MARAVILHOSA ;)

    ResponderExcluir
  15. cidade maravilhosa , do crack maconha mil , cidade maravilhosa helicoptero caindo no meu brasil , cidade maravilhosa de ilusão da globo mil , cidade maravilhosa q precisa de tanque mil , cidade de merda rio de merda do brasil.

    viva o maior carnaval multicultural do mundo, viva PERNAMBUCO, BERÇO DO BRASIL. VIVA O POVO ALEGRE E NÃO AJUDADO PELA MÍDIA , QUE CONQUISTOU TUDO O QUE CONQUISTOU COM LUTA.RIO DE JANEIRO , SEU FIM ESTÁ CHEGANDO, OS TRAFICANTES DOMINARAM TUDO,SUA POLICIA E A MAIS CORRUPTA DO BRASIL.VIVA O RIO \O

    ResponderExcluir
  16. Pena, Pena, Pena, é o que eu sinto destes cariocas que não sabem perder, pois o galo com 4,5 km de percurso, explodindo de gente, foras as ruas adjacentes repleta de pessoas. Como é que vai perder para apenas 1,5 km de pessoas. Viva o galo o maior bloco de carnaval do universo..........kkkkkkkkkkkkkkkkk não tem jeito.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails