segunda-feira, 7 de junho de 2010

A Grande Mídia e a Imbecilização

Estou aqui prestes a estudar, dando uma olhada em alguns portais de notícias, quando, mais uma vez, não deixo de me surpreender com algo até redundante: a péssima qualidade da nossa
grande imprensa. E quando rola de ter algo interessante, nós, o povo, já estamos tão imbecilizados por esta mídia sócia do poder, como dizia o saudoso Fausto Wolff, que só nos prendemos ao que há de pior.

Como exemplo, peguei três dos maiores sítios de notícias do nosso país e que, de alguma forma, destacam as "notícias" mais lidas. Ei-los, com exemplos das mais acessadas:

Terra -
"Feira na Alemanha tem avião que bate 800 km/h"
"Sandra Bullock beija Scarlett Johansson na boca"

G1 -
"Raposa invade casa em Londres e ataca gêmeas em berço"
"Procurado por assassinato, ator pornô morre ao cair de penhasco"

R7 -
"Quiz: Você exagera na pornografia?"
"Zeca Camargo boceja ao vivo no Fantástico"

É mole ou quer mais?? Por motivos óbvios não vou por os links aqui para nao dar audiência.

Acredito muito na mídia dita alternativa por alguns. Mas não adianta apostar só nisso. São precisas ações governamentais que vão de encontro a grande mídia no que mais lhe dói: verba de propaganda. Infelizmente o governo Lula se tornou sócia desta mídia. Mas a luta segue e faz-se necessário fortalecer a luta por uma verdadeira democratização da comunicação que caminhe num rumo de um projeto popular para o nosso país.

Ah. E como exemplo de algo de qualidade presente na grande mídia, recomendo o Terra Magazine organizado pelo Bob Fernandes

3 comentários:

  1. sabe a noticia que eu mais adorei ?????

    dilma com temer!!! adoro...maravilhoso..a esquerda brasileira ultrapassando barreiras...

    de se aliar com um estado ditatorial que trata as mulheres como lixo e dizer que nao quer se meter...a se aliar com o lixo e a lama da politica nacional.

    nao falta mais nada...sinceramente, prefiro o opio de saber que na inglaterra as raposas tao atacando...eu tinha medo das raposas la meu vei ...elas tao no meio da rua e eles tem que fazer algo. de repente, na inglaterra, o governo faz algo mesmo!!!

    brasil pra frente, ninguem pra presidente!

    ResponderExcluir
  2. Enfim... dps do comentário ali... enfim...
    Realmente há um grande problema com a mídia, isso nem o Cidadão Kane soluciona, sabe; mas não custa tentar. Hoje tentamos trabalhar em cima da mídia digital e quando se propõe qualidade no conteúdo logo se percebe que se está falindo. Eis que fica a dúvida: a mídia faz o povo ou o povo faz a mídia? Será que é possível unirmos os interessados numa mídia inteligente e aberta ao debate (inclusive acerca dela mesma) e formar um sistema sustentável para que, então, seja permanente e os demais possam ter a chance de interessar-se por esse conteúdo crítico? Fica aí a proposta.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Claudio! Acho que uma das táticas passa por apostar em espaços como o que voce coloca, sim. Mas sem deixar de enfrentar a grande mídia. Pense numa batalha dificil...hehe

    Fred!! Sinto falta dos seus comentarios doidos no blog...kkk. Qualquer dia desse te chamo pra gente tocar fogo em tudo!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails