segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Caso da expulsão na Uniban


No meu internato no curso médico, período composto quase que exclusivamente pela prática médica em hospitais e serviços de saúde, escutei muito durante o rodízio em determinado hospital uma expressão, dita por residentes, que era: "aqui só pode estar chovendo de baixo pra cima!!!".

E quando ela era dita? Principalmente quando algum doutorando, como são bizarramente chamados os estudantes de medicina no internato, "ousava questionar a autoridade" de alguém hierarquicamente superior ali no serviço.

Exemplifico: se um residente pede que o doutorando cumpra determinada tarefa e este questiona se realmente é seu papel, o caminho estava aberto para um sonoro: "aqui só pode estar chovendo de baixo pra cima!!!".

Lembrei desta historinha porque foi a primeira frase que me veio a cabeça ao constatar o gigantesco ABSURDO neste caso todo da Uniban.

Não sabe o que aconteceu na Uniban? Vou resumir com minhas palavras: uma estudante foi covardemente agredida (de várias formas, menos fisicamente) por outros estudantes que julgaram que a saia dela seria curta demais. Sendo assim, tinham o direito de a chamar de "puta" e de a ameaçar "estupro". A coisa ganhou tal proporção, que a moça teve que sair escoltada pela polícia militar. ABSURDO, não? Mas não foi só isso: provocou-me asco ver senhores e senhoras ditos "formadores de opinião" da grande imprensa julgando a postura. Não cabe nem discorrer sobre isso. Muitos devem ter visto. ORA ESSA: os criminosos são os potenciais estupradores! PONTO FINAL! Não machuquem meus ouvidos falando que "ela quis provocar" e outras burrices mais!

Mas enfim. Quando eu achava que nada mais PODIA acontecer, a tal universidade vem e EXPULSA a garota com argumentos dos mais atrasados possíveis. Dignos do que poderíamos esperar do Olavo de Carvalho ou do Reinaldo Azevedo, da Veja, sobre o caso.

Para mim, isso é reflexo do que já venho percebendo em outras movimentações. A direita, com seus discursos reacionários, tem ganho espaço e tem avançado. Menos mal é que podemos observar avanços na organização da esquerda também. Apesar do momento de descenso da luta de massas. O que também dá outra postagem, mas fica para outro momento.

5 comentários:

  1. Ih, amigo, às vezes dá a sensação de que o mundo todo ta chovendo de baixo pra cima! O grande problema é que essa constatação sempre depende do referencial, não? :/
    Escrevi textinho sobre isso tmb... beijos!

    ResponderExcluir
  2. Fico puto é quando os meus repórteres querem que eu diga essa fatídica frase. Ser democrático né muito fácil não

    Eduardo Amorim
    www.horoscopo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. a corrupcao esta em todas as partes desse pais, o preconceito tb...estamos todos envolvidos e somos todos culpados.

    ResponderExcluir
  4. Mari: verdade! Lembrei até de um livro do Eduardo Galeano que li há alguns meses. Chama-se 'De Pernas pro Ar: A Escola do Mundo ao Avesso". No seu início, uma frase resume o sentimento e peço perdão pra transcrever: "Há cento e trinta anos, depois de visitar o País das Maravilhas, Alice entrou num espelho para descobrir o mundo ao avesso. Se Alice renascesse em nossos dias, não precisaria atravessar nenhum espelho: bastaria que chegasse à janela."

    Eduardo: Como assim eles querem??? hehe

    Fredão: Pô, fredão! E aí?? paradão? Tira a minha parte da culpa disso ai!

    ResponderExcluir
  5. Ah, perfeito o texto, Arizinho! Deu vontade de ler o resto... =)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails