sábado, 11 de abril de 2009

A Verdadeira Maionese e a Mentira

Ao contrário do que às vezes se pensa, as gorduras são elementos importantes e essenciais em nossa alimentação. Não vou entrar agora naquela falação de HDL, LDL, e o que é gordura 'boa' ou gordura 'ruim'. Mas gostaria de partir deste pressuposto para uma breve análise de uma propaganda que vi pela primeira vez esta semana.


Trata-se de uma propaganda da maionese Hellmann's em que há uma supervalorização das supostas parcas calorias presentes em uma colher de tal produto.

É muita cara de pau!

Se a pessoa se descuidar, ao fim dos 30 segundos do 'reclame', terá certeza que será muito mais saudável uma boa maionese, a uma fruta qualquer, por exemplo.

Repito: é muita cara de pau, além de um grande absurdo. A propaganda vende a imagem que o mito a ser desbancado estaria no fato de ser "uma bomba calórica". A propaganda no sítio deste famigerado produto apela ao ponto de passar a imagem de ser um alimento mais saudável que uma maçã, ao dizer que uma colher de sopa de maionese tem menos calorias que tal fruta.

Teria a maça também 1/3 de sua composição de gordura? (fizeram a danada da reforma ortográfica e não inventaram ainda o ponto de ironia... é uma pena)
Tenho feito estas reflexões, talvez por acompanhar o ambulatório de obesidade no meu rodízio atual de Cirurgia Geral. E na última quarta-feira, deparei-me atendendo um rapaz de 23 anos, 1,59m e 146kg que me fez a seguinte pergunta, ao discutirmos a importância de uma modificação em sua dieta, independente da realização da redução do estômago : "Doutor (SIC), o senhor gosta ou não gosta de um bom hamburguer com catchup e maionese?"
Agora, imagina este rapaz municiado com esta informação advinda deste importante meio de (de)formação de nossa sociedade?

Infelizmente a mídia burguesa tem o poder que tem em nosso país e faz o que bem quer. Se nem para medicamentos há uma boa regulação, imagina regularmos propaganda de alimentos?

Esse pessoal "d'A Verdadeira Maionese" são, na real, uns grandes mentirosos!

Ahh. E quanto ao diálogo com o candidato a gastroplastia, o que me ajudou foi ter diminuido meu consumo em mais de 90% do gorduroso produto. Mesmo assim, esse embate com a mídia é lasca...

2 comentários:

  1. Bom serviço de utilidade pública, grande Ari!
    abraço

    Victor Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Essa propaganda deveria ser enfrentada por algum órgão de classe. Coloca comparações com doses de alimentos muito maiores do que a colher de maionese. Já ouvisse falar da operação que Luiz Gonzaga está fazendo para reduzir a absorção de nutrientes? É uma alternativa à gastroplastia.

    Dado

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails