sábado, 21 de junho de 2008

Spok Frevo Orquestra na França

Em pleno clima de São João já há alguns dias instalado em Pernambuco, eis que venho aqui postar sobre... frevo! Poisé. Mais especificamente sobre a apresentação que a Spok Frevo Orquestra faz hoje no palácio do Sarkozy, presidente francês (prometo que não vou falar de política...hehe).

Pois bem. Hoje, 21 de junho, é o dia em que os franceses comemoram o Dia da Música e ocorre o Fête de la musique. E também é a data que marca o início do verão por aquelas bandas. É o solstício de verão. Em outras palavras, hoje só anoitece por volta das 22h.

E um dos pontos altos da comemoração é a festa que ocorre no Palácio do Eliseu, residência oficial do presidente francês. A principal atração, e que encerra o show, é a Orquestra de Frevo do Spok, com apresentação marcada para as 18h. Após a exibição, os músicos serão recebidos para um jantar com o presidente e sua mulher, Carla Bruni.

Neste momento, eu peço uma pausa para um comentário machista. É que não há como não falar sobre o espetáculo de beleza que é esta primeira-dama francesa. Pouco conheço dela. Sei apenas que nasceu na Itália, foi modelo e depois cantora, com dois álbuns gravados. Mas é de uma beleza ímpar :)

Um violão (à esquerda) e Carla Bruni (à direita)

Mas deixa eu voltar ao tema da postagem...
Este show é um dos quase vinte que estão programados na Europa.
Semana passada rolou um festival de música nordestina brasileira, também na França, e eles, junto a Silvério Pessoa, Dj Dolores e a Orquestra do Fubá (não conheço), foram as atrações.

parte do cartaz do festival de música nordestina na França.

Um dos shows que ainda restam é no badalado Montreux Jazz Festival. Apresentam-se nos dias 13 e 14 de julho. Para mais informações, entre no sítio oficial do festival, clicando aqui.

E para ir finalizando, visto que a postagem já está por demais longa, um vídeo com um pequeno trecho da participação da Oquestra de Spok no festival de música nordestina que comentei acima. Nesta música, participação especial de Silvério Pessoa, figura ja conhecida e bem avaliada pela crítica francesa há um bom tempo.


Pelo que entendi, os responsáveis pelo vídeo são de uma produtora chamada OutroBrasil, que faz um trabalho exclusivo com a música brasileira na França.

Segundo suas próprias palavras, "
La musique et les images de tournées et concerts des artistes (et acteurs) de l'agence et label Outro Brasil. Nous sommes spécialisés dans la musique brésilienne contemporaine de qualité. "

Chama a atenção a quantidade de artistas pernambucanos com a produtora. Entre eles Siba, Coco Raízes de Arcoverde, Eddie, etc.
Para curtir todos os vídeos de tal produtora, acesse aqui http://www.dailymotion.com/outrobrasil.

Em tempo: Para baixar músicas da Orquestra de Spok, entrar no link ao lado do, sempre recomendado, SomBarato.

Isso me lembra que estou devendo uma postagem sobre um probleminha envolvendo o SomBarato e uma gravadora. Devo também uma postagem sobre a cultura junina no nordeste brasileiro. Agora eu solto o famoso: "devo não nego, pago quando puder."

Um abraço!

Um comentário:

  1. Alô Pessoal

    Adorei o Blog divulgando especialmente "Pernambnuco para o Mundo"!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails