quarta-feira, 21 de março de 2007

Fale por você! Heróis nacionais uma ova

O Presidente Lula disse ontem, dia 20, em um discurso na inauguração do Complexo industrial da Perdigão, que "os usineiros de cana, que dez anos atrás eram tidos como bandidos do agronegócio, estão virando heróis nacionais e mundiais, porque todo mundo está de olho no álcool".

Agora eu pergunto: de onde este cidadão tirou que agora os usineiros são hérois nacionais?
Tais usineiros, presidente, ainda são aqueles mesmos que você tanto criticava. Ou melhor: alguns já são filhos daqueles. Os usineiros, presidente, ainda são os mesmos exploradores e escravocatas de sempre.

O latifundio e a monocultura são ruins, presidente. Na realidade só servem para trazer lucros para alguns poucos, como sempre. Na prática, continuamos produzindo o que as grandes metrópoles exigem.

Os verdadeiros heróis nacionais, presidente, são os milhões de miseráveis em nossa nação. São os milhões de sem-terra e sem-teto que lutam dia-a-dia pela sua sobrevivência. São os verdadeiros movimentos sociais que estão na briga por uma outra sociedade. Estes são os verdadeiros heróis nacionais!

Sobre o assunto, recomendo as seguintes leituras:
* Agronegocio: a nova maquiagem para o velho latifundio - de Edivar Lavratti, militante do MST de São Paulo para o Correio da Cidadania

* Etanol: combustivel da exploração do trabalho no campo - de Eduardo Sales de Lima, da redação do Brasil de Fato



Um comentário:

Related Posts with Thumbnails